sábado, 26 de julho de 2014

Desodorizante Caseiro

Não é um uso diário aquele que sinto necessário.
De qualquer modo, nos últimos 4 anos usei um desodorizante sem alumínio na sua composição comprado na Body Shop. Apenas tinha comprado o roll-on na primeira vez e depois ia comprando recargas quando este acabava. Econónimo, ecológico e, ainda por cima, o menos maligno dos desodorizantes para a saúde. Qual o meu espanto quando, na semana passada, fui tentar comprar uma nova recarga e me informaram que:
- A Body Shop já não tem esse desodorizante.
- Ok, então qual é o que têm agora? - respondi disposta a mudar de desodorizante
- Não temos nenhum sem alumínio.
- Como?! $%##$%/ A Body Shop não tem um desodorizante sem alumínio????
- ah, temos de homem...
- Deixe-me ver e cheirar.

Vi. Acho que tinha alumínio na sua composição. E o cheiro não agradou à minha narina...

Há coisas que não entendo e esta é apenas uma delas.
Consumismos à parte, há males que vêm por bem. Não procurei em nenhuma farmácia ou supermercado a solução para a minha suposta necessidade de verão.
Procurei receitas caseiras. E, definitivamente, é isso mesmo que quero fazer!
Encontrei esta receita que ainda não experimentei mas cuja opinião certamente partilharei assim que o faça.  De qualquer modo, o entusiasmo por mais uma utilíssima receita caseira já cá vive dentro de mim.

RECEITA DE DESODORIZANTE CASEIRO: 
6 colheres de sobremesa de óleo de coco biológico
1/4 de chávena de bicabornato de sódio
1/4 de chávena de amido de milho
Numa tigela coloca-se o bicabornato de sódio e o amido de milho e mistura-se bem. Depois junta-se o óleo de côco e mexe-se bem para ficar homogéneo. De início parece que a mistura não liga por causa do óleo de côco, mas aos poucos a óleo começa a ficar mais mole e fica uma massa lisa e uniforme.

Fiz uma pequena adaptação retirando da receita os oleos essenciais (opcionais) e que, para mim, são absolutamente dispensáveis. A receita pode ser consultada em: http://criacoescaseiras.blogspot.pt/2010/11/desodorizante-caseiro.html

1 comentário:

  1. Perfeitoooooo!!! Para além de económico e ecológico o meu novo desodorizante tb é comestível e não deixa nenhum cheiro na pele nem na roupa!!! Maravilhas da alquimia domestica :-)

    ResponderEliminar