terça-feira, 19 de agosto de 2014

shampoo e amaciador caseiros (um não vai sem o outro)

E, depois do desodorizante (que se seguiu a outras alquimias já testadas, aprovadíssimas e que passaram a fazer parte da casa e da vida diária),
...
aí vem o shampoo!!

Cansada da invasão química, por um lado, zangada com a espuma que não facilita a vida aos caracóis, por outro, chegou a vez de experimentar a receita caseira de shampoo.
Encontrei uma aqui que me parece muito sedutora e irei experimentar (tal como aconteceu com o desodorizante, assim que passei da pesquisa à acção deixei a minha opinião sob a forma de comentário ao próprio post):


Ingredientes


    1. 1 caneca de bicarbonato de sódio - maravilhoso bicarbonato de sódio!!!! 

    1. ½ caneca de vinagre de maçã - sou fã das maravilhas do vinagre na limpeza em geral e posso afirmar que não deixa cheiro algum depois de aplicado nessas funções ;-)

    1. ¼ caneca de azeite - que sorte ter nascido na iberia e que o maravilhoso líquido dourado faça parte da nossa vida desde que nascemos :-)

    1. 3 canecas de água filtrada - filtrada??? esta não sei como vou conseguir :-( experimentarei com água mineral ;-)

    1. 2 embalagens para guardar o shampoo e o amaciador - ATENÇÃO: não se deve dispensar o amaciador porque é vital para equilibrar o pH do bicarbonato.



    Opcional: podem-se adicionar algumas gotas de óleo essencial (lavandacamomila, etc.).
    Modo de fazer


    Mistura o bicarbonato com a água e o óleo essencial, caso vás usar algum. Esta é a mistura básica, pode ser considerada o shampoo e é responsável pela limpeza. Noutro recipiente, mistura o vinagre e o azeite, esta mistura será uma espécie de amaciador.

    Com os cabelos molhados, aplica a primeira mistura e massaja suavemente. Embora não faça espuma, limpa profundamente! Deixa que escorra por todo o comprimento do cabelo, mas não esfregues. Em seguida, enxagua usando o amaciador.

    Agita bem as embalagens antes de usar!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário