terça-feira, 12 de outubro de 2010

Workshop de Realização no Doclisboa 2010

Este ano, o doclisboa organiza uma série de encontros com realizadores de reconhecimento internacional tendo como questão central “DIRECTING DOCUMENTARIES - FROM SELF PRODUCTION TO BIG PRODUCTION”. Serão 6 sessões de duas a três horas cada, entre 16 e 22 de Outubro.
Em cada sessão, o realizador convidado vai partilhar a sua experiência pessoal relativamente à produção da sua mais recente obra, apresentada no doclisboa.
Cada case-study revelará situações e soluções diferentes, que podem encorajar ou motivar outros realizadores ou estudantes. Desde o orçamento zero até à co-produção internacional.
Em alguns casos, como o de Gianfranco Rosi, com «El Sicario» (Prémio da Crítica Internacional no último Festival de Veneza), a rodagem da obra fez-se sem qualquer produção e a figura do produtor só veio a surgir quando o filme já estava em pós-produção. Em outros casos, como o de Michael Madsen, com «Into Eternity» (Grande Prémio do Festival Visions du Réel 2010), a super-produção de um documentário high-tech, condicionado por segredos de Estado e rodado em locais de alta segurança, a produção só pode arrancar após o envolvimento de vários países e um conjunto de televisões. Entre estes dois extremos, uma diversidade de casos diferentes.
Como é natural, o nosso objectivo no diálogo com estes realizadores não é falar de financiamento, mas de tudo o que foi necessário para defenderem uma ideia e uma obra desde a sua concepção até a sua estreia.
Não será possível assistir às sessões de forma «avulsa», na medida em que se procura um espírito de grupo e uma discussão partilhada sobre os exemplos internacionais pontualmente comparado com as experiências portuguesas.

Calendário + Realizador & Filme
dia 16, sábado, 11:00
Ricardo Íscar (Dansa Als Esperits)


dia 18, segunda-feira, 15:00
Sylvain George (Qu’ils Reposent en Révolte – Des Figures de Guerre)


dia 19, terça-feira, 15:00
Miguel Gonçalves Mendes (José & Pilar)

dia 20, quarta-feira, 11:00
Michael Madsen (Into Eternity)


dia 21, quinta-feira, 11:00
Anna Sanmartí (La Terra Habitada)


dia 22, sexta-feira, 11:00
Gianfranco Rosi (El Sicario: Room 164)
Moderação e coordenação: Sérgio Tréfaut

Sem comentários:

Enviar um comentário