sábado, 4 de janeiro de 2014

Pão integral, com sementes, rápido de fazer

Uma das minhas mais frequentes receitas de pão integral rápido de fazer.
Cá em casa, é o que há sempre!


PÃO 100% INTEGRAL
Ingredientes:
· 1 kg de farinha integral
· 1 colher de sopa de sal
- 1/2 colher de sopa de açúcar amarelo · 1 envelope de fermento biológico seco (Fermipan)
· 2 copos e meio de água morna
· ½ copo de azeite (costumo pôr menos)
Ingredientes Opcionais:
linhaça triturada, gérmen de trigo (1 colher de sopa) ou aveia (no máximo 2 colheres de sopa), sementes de sésamo e de girassol.
Modo de Fazer:
Numa tigela grande, misturar bem 400g (pouco menos da metade do pacote) de farinha integral e o restante dos ingredientes secos. Acrescentar o azeite e toda a água morna de uma vez. A massa ficará bem mole. Adicionar aos poucos o restante da farinha integral, mexendo bem para não ficar “embolado”. Adicionar a farinha até a massa despegar da mão. Dividir a massa na quantidade desejada e abrir com o rolo da massa. Enrolar a massa no formato desejado, colocar na forma e deixar crescer até dobrar de tamanho. O pão integral deve crescer apenas uma vez, ao contrário dos outros tipos de pão. Cuidado para a massa não tomar golpe de ar frio. Depois de crescida a massa, colocar os pães em forno médio pré-aquecido por 40 minutos (ou até dourar).

Dica: Para que a massa dobre de volume mais rápido, coloque os pães para levedar dentro do forno ligado na temperatura mínima, mas com a porta entreaberta. Eles dobram de volume em 30 minutos mas não poupamos muita energia :-(

Sem comentários:

Enviar um comentário