terça-feira, 14 de setembro de 2010

continuam a acontecer coisas...

O sr das migraçoes afinal quer acreditar em mim e nos bilhetes de aviao que trago na carteira, dentro do livro de magias e feitiços "Las enseñanzas de Don Juan" (perigoso, isto, perigoso!). 
Num primeiro instante, o homem com o poder do carimbo disse-me... no, no, no! No puede entrar en Bolivia, ya ha estado mas de 3 meses aca este año...
E eu expliquei-lhe com calma que estava em trânsito, nao estava a entrar na Bolívia mas como estava obrigada a passar 6 horas em La Paz, queria ir à rua fumar um cigarro (isto de ser fumadora, nos dias que correm traz mesmo muitos inconvenientes burocráticos!)... e que era a companhia aérea Aerosur que me estava a obrigar a passar pela Bolivia. Nao era minha intençao, aliás bem que eu preferia um voo mais directo... mas para sair o mais barato possível (e comprado ontem à noite) foi o único que consegui. Além disso, de certeza a Aerosur obriga-nos a horas de escala em La Paz e a uma noite em Santa Cruz precisamente para consumirmos na Bolívia. O ministério da Economia, o do Turismo e talvez até outros devem estar contentes... Mas as Migraçoes nao! Nao vao dar-me o carimbo, o visto.
- Y ahora? - pergunto.
Imagino que, ao nao poder entrar na Bolívia, terao que enviar-me de volta para o Peru. Quem paga isso? Ou será que aproveitam e me repatriam de vez??? Ai, mal empregado dinheiro que gastei em passagens, se era para me repatriarem por isto...  mas, eu tenho pátria? Eu digo que nao, mas há quem diga que sim...
Enfim, o senhor vai chamar outro, vem um resma de gente, o das migraçoes, a da Aerosur, a sra que me verificou os papelinhos escritos e assinados, o da alfândega, o que cobra... voltas e mais voltas e o que acontece é que já muita gente fez isto e depois ficou em Santa Cruz. Explico outra vez ao senhor:
- (em castelhano, boliviano como já sei... ) Hermano, oiga... yo tengo un vuelo para Buenos Aires mañana, Tengo aca boleto para Madrid, ves? gaste toda esta plata en pasages porque quiero afinal quedar en Bolivia, tu cres?
O homem pensa comigo... mas já aconteceu, há gente para tudo. Só me resta que ele queira acreditar em mim... E que quando saí da Bolívia paguei a multa devida pelos dias que passei a mais e que esse recibo o tenho ou na mochila no aviao ou já seguiu num dos envelopes, caixas e caixinhas para os Açores.
 Resumindo, paguei 2 dias de multa (hoje e amanha, ai senhores!!!) e tive que ir trocar dinheiro e o senhor disse que amanha vai verificar no sistema informático se eu realmente saí da Bolívia.
Respondi-lhe sorrindo:
- Me encantaria que fuera usted a verificarlo personalmente.
Riu-se, olhando para trás, para mim. De mochila às costas, maleta de doctora payasa na mao e ... umas ganas de fumar um cigarro a ver o Ilimani!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário