terça-feira, 8 de dezembro de 2009

a saúde da viajante

1. Dar sangue antes de tomar as vacinas. Porquê? Porque sim. Para que o sangue se aproveite. Dar sangue é bom! E não custa nada! e hoje foi directinho para um senhor que estava mesmo a precisar! Fiquei feliz.

2. Viajar para a América do Sul... consulta de viajante... 100€ na farmácia. Cólera, Febre Amarela, Gripe, febre Tifóide, Pneumonia, ..., repelente de mosquitos (prevenção malária), antidiarreico (normal e para casos agudos) 1 antibiótico (para urgências), etc, etc, etc. termómetro, aspirinas... ehehe, bolsa de primeiros socorros. Levar o manual de socorrismo (sim, eu sou socorrista! também. para além de palhaça).

3. Cuidados a ter: as indicações do médico não valem a pena ser citadas aqui. Quando se quer viajar com responsabilidade cívica, humanitária e com o coração, já sabemos tudo o que precisamos saber. E o que não sabemos, vamos aprender é lá... com as pessoas de lá. O meu corpo é igual ao delas. O coração não sei.

Odeio a ideia de andar a sprayar-me contra mosquitos. Estou imune, desde pequenina! Aos sprays e aos roll-on. (eu já quando era pequenina e muito atacada pelas melgas que me sugavam todinha e me deixavam o corpo em chamas, eu pedi uma vez a um médico que me desse qualquer coisa que eu tomasse para que as melgas não gostassem do meu sangue... ele não deu, disse que não havia... mas o que é certo é que as melgas, com o passar dos anos, deixaram de me apoquentar. Bem sei que os mosquitos sul-americanos não diferentes. E os africanos também... mas eu vou ou não vou aprender a falar a língua deles?) bom, repelente na mochila e vai-se ver se é preciso.
fora isso, saúde de ferro. Aqui. E lá também há-de continuar.
E aviso já. Máscaras? Nem pensar!!! Não me servem nas orelhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário