segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

subsídios para a cultura nos Açores

A Direcção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores ainda não respondeu à minha candidatura a apoios para o projecto "PONTE tecida de CRIATIVIDADE TEATRAL - a cultura como ponte entre os Açores, a Bolívia e a Galiza". As candidaturas terminaram em 31 de Agosto de 2009. O prazo legal para recebimento de respostas é de 45 dias. Dias úteis ou inúteis à espera, à espera, à espera da lua cheia.
Após insistentes telefonemas e tentativas, acabei por conseguir que me dissessem por telefone que a minha candidatura não foi aprovada. Deduzo que, provavelmente, não tem relevante interesse cultural para a região.
Sr. Presidente do Governo dos Açores, Sr Director Regional da Cultura: Pergunto-me hoje, e há muitos dias, o que é que afinal tem interesse cultural para a região? Pergunto-me hoje e há 1 ano e meio (foi a terceira vez que candidatei este mestrado que tem aplicações práticas artísticas diárias na região) se a única açoriana que frequenta o Master (que significa MESTRADO) em Criatividade e Inovação num instituto superior de Santiago de Compostela (EUROPA) não desenvolve profissionalmente nos Açores (e no Mundo) um trabalho digno de apoio por parte da Direcção Regional da Cultura.
Sr. Presidente do Governo dos Açores, Sr. Director Regional na Cultura: eu não espero (nem desejo) que este Governo me pague o ordenado. Eu não espero que este Governo me apoie apenas porque eu acho que o deve fazer. Eu não espero que o trabalho que desenvolvo há tantos anos por convicção, por paixão, por realização, por sentimento de utilidade pública, por cumprimento de missão social, por compromisso com a construção de um mundo mais justo, solidário e culturalmente mais desenvolvido venha a hastear-se numa bandeira com um milhafre e nove estrelas voadoras... Mas eu espero que o que é de direito me seja concedido por direito. Espero (porque a mereço, como qualquer cidadã!) ter uma resposta que justifique a ausência de apoio às minhas propostas. Espero e posso exigir que este governo defina e me apresente o seu projecto de desenvolvimento cultural e artístico para a região. Espero, como parte interessada nesse projecto, poder discuti-lo publicamente, abertamente. Tenho direito a isso. Porque trabalho na Cultura. Porque contribuo diariamente para o desenvolvimento da região. Porque pago impostos. Porque me preocupa o bem comum. Porque o meu trabalho tem sido reconhecido pelo público e por inúmeras organizações e pessoas da sociedade civil. Porque sou criadora, artista e cidadã. Dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário