domingo, 28 de abril de 2013

treino emocional

Haverá emoções certas e emoções erradas?
Há emoções. A racionalização delas é que pode ser certa ou errada. Muitas vezes, no entanto, antes da racionalização há a manifestação delas para o exterior de nós.

Então, a forma de comunicarmos as nossas emoções é que pode ser mais ou menos acertada?(assertiva?)

Definitivamente, haverá coisas que não devíamos sentir?
Certo. Acho que sim.
Mas sentimos!
Certo.
Então?!
Manifestaremos, de forma assertiva, essas coisas que sentimos e ... mentimo-nos a nós própri@s.
ou
Manifestamos tal qual as coisas que sentimos e... encontramos a verdade.
Sim.
Mas...
(Gosto pouco de usar o "mas", mas, neste caso, estou mesmo a colocar em diferentes pratos da balança diversos (talvez por opostos) pensamentos com o objectivo de chegar a alguma conclusão.)

Dizia eu, mas...

Há emoções que magoam de sentir, ou que, quando manifestadas, magoam outras pessoas.
Não viemos ao mundo para a dor, creio!
Então, a única solução que se me apresenta é sermos capazes da transformação das emoções, o mais possível junto da sua raiz de nascimento... no estômago, no coração, na alma, no corpo.
Creio, definitivamente, que vale a pena fazer trabalho emocional, treinar o nosso corpo (casa onde vivem e nascem as emoções) para que as emoções menos boas possam simplesmente... aos poucos, deixar de nascer em nós.

"A palavra emoção traduz, em geral, à mente uma das seis emoções ditas primárias ou universais: alegria, tristeza, medo, cólera, surpresa ou aversão." 

"É uma emoção que nos faz sentir se determinada decisão é boa ou não"
(António Damásio)

Não tivesse eu mais nada para fazer, hoje, e acho que ia ler o António Damásio, de fio a pavio.


Sem comentários:

Enviar um comentário