quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sahara Ocidental


Há uns dias que ando a ler, a ouvir música e a ver vídeos sobre o Sahara Ocidental.
Já tinha ouvido algumas pinceladas de rumores sobre um conflito com mais de 30 anos, mas nunca me tinha dado ao trabalho de tentar entender, mais ou menos verdadeiramente, o que se passa.
Para resumi-lo em poucas palavras e treinar a explicação para as crianças:
O território de que falo foi colónia espanhola durante cerca de 100 anos, até 1975.
E, depois disso, a história é simples: uma pequena franja de terra, à beira mar, com muitos fosfatos, petróleo e enormes recursos pesqueiros (isto significa muito dinheiroooo) é ocupada pelos países vizinhos, Marrocos e Mauritânia, na tentativa de captarem para si os recursos, invocando direitos históricos e dividindo, entre si, aquele pedaço de areia: 1/3 para a Mauritânia, 2/3 para Marrocos. "um bocadinho para ti, dois bocadinhos para mim"
Em 1976 forma-se o governo da República Árabe Saarauí Democrática (RASD). 
Em 1979, a Mauritânia retira-se do território.
Depois, Marrocos ocupa a capital, constroi um muro de cimento que deve ser o mais comprido muro da vergonha à face da terra e o povo sahaauri passa a ficar dividido entre os que continuam a viver na sua terra ocupada (o lado de cá do muro) e todo um povo refugiado em terras argelinas, do lado de lá do muro.
Desde então, tentativas de genocídio, ataques e lutas armadas, violações dos direitos humanos são o "pão nosso de cada dia" (pese a ausência de catolicismo na região), tudo acompanhado de observadores internacionais, da ONU, contando com a cumplicidade dos sucessivos governos espanhois e contra a vontade de inúmeras organizações civis (com voz mas sem vez) de muitos países.
E enfim, pelo que pude entender, há ali mais um povo (e não são poucas pessoas!) que resiste e luta e continua a gritar pelo direito à autodeterminação, à independência, à liberdade e à paz.
Pela minha parte, contribuir para um mundo melhor, será pelo menos tornar visíveis estas lutas e estas causas. Se são humanas, são minhas também!
Hei-de lá ir pôr o meu nariz vermelho!

blogue da Associação de Amizade Portugal-Sahara ocidental:

Tebraa: um documentário realizado por um colectivo de mulheres andaluzas - http://vimeo.com/7848938

Ser saharaui
http://www.freewebs.com/tobesaharawi/saharaocidental.htm

noticias minuto a minuto:
http://territoriosocupadosminutoaminuto.blogspot.pt/

Um colectivo na diáspora:
http://colectivosaharaui1975.blogspot.com.es/

Unión Nacional de Mujeres Sahaauris
http://mujeressaharauisunms.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário