segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dia da Criança

Hoje é o dia da criança na Bolívia. Declarado pela OEA (Organización de Estados Americanos) e pela Unicef em 1952 como o dia para celebrar a infância mas sobretudo para recordar os direitos das crianças, este dia é comemorado hoje nao só com festejos "folclóricos" com palhaços de caras pintadas a oferecer juguetes e espadas feitas de baloes, mas também com números:
  • mais de 1000 crianças vivem nas prisoes da Bolívia
  • centenas de milhares de crianças vêem-se obrigadas a renunciar à educaçao e protecçao de um lar para enfrentarem a vida trabalhando (muitas vezes em condiçoes humanas deploráveis)
  • nao há dados oficiais sobre os maus tratos a crianças na Bolívia

O presidente do Estado Plurinacional Boliviano, Evo Morales, escreveu hoje às crianças do país: "(...) Deseamos que sus sueños, sus ansias de justicia, de igualdad y de solidariedad nos contagien a los mayores ayudandonos a construir un mundo mejor."

Pois sim, coraçao... O que me diexa céptica é pensar que esta Declaraçao tem mais de 50 anos e os números continuam a aumentar... e nao sao os números bonitos... Releio a Declaraçao dos Direitos da Criança e fico confundida. O Estado só tem deveres em relaçao à Educaçao e ao acesso à mesma. Os municípios só têm deveres no que se refere à criaçao de zonas de lazer, cultura e desporto. Vai daí que... Nao quero pensar mais nisto!

foto retirada de: www.elespectador.com

(para pensar mais... ler: http://www.opinion.com.bo/12/04/2010/los-ninos-y-sus-derechos/)

Sem comentários:

Enviar um comentário