quinta-feira, 8 de abril de 2010

La Paz

graffiti de Mujeres Creando
Hoje, durante o almoço de longas palavras diz-me a Idoia, da inspiradora Mujeres Creando fundada pela bestial Maria Galindo, que "La Paz é provavelmente a única cidade no mundo onde os ricos vivem em baixo". Assim, El Alto se constitui como uma gigantesca e potente panela de pressao, descomandada e explosiva bomba relógio. Em El Alto concentram-se mais de 700 ONG's (organizaçoes nao governamentais) que, a par de igrejas e outras associaçoes, chupam para si milhoes de dólares ou pesos bolivianos no intuito de actuar naquela zona de extremas problemáticas sociais sem que nada, de facto, produza mudanças ou transformaçoes na vida das pessoas que mais necessitam (isto recorda-me algo, nos Açores...).
O microcrédito parece ser uma verdadeira fraude aqui. Há instituiçoes que estao a cobrar uns escandalosos juros de mais de 40%... Resultado, quem é pobre enforcado fica!
Enfim, uma manha nas ruas da cidade (sem ainda marear... acham-me anormal...), um almoço de encontro, confissoes e vislumbres. Uma tarde na "Virgen de los deseos", nao uma casa senao A casa. A utopia tornada realidade. O apoio às mulheres. A luta pelos direitos de três grupos descriminados: índias, putas e lésbicas. O feminismo activista. A arte como ferramenta. As acçoes de rua mais do que "sermos artistas". Uma série de vídeos e documentários de arrepiar. Uma rádio temida que emite, da casa, 24horas por dia. As palavras acertadas, justas, audazes, corajosas. Graffitis em todo o país. Acçao há quase 20 anos em todo uma Bolívia, continente, mundo.

"- Y sabes, María... Nosotras no recibimos así toda las personas..."

Imagino que nao. Agradeço. Sinto-me honrada, privilegiada, orgulhosa. Espero retribuir o que recebi hoje de todas as mulheres e ar que respirei. Assim, ficou já marcada a data da apresentaçao do "Gusto de Ti*" na Virgen de los deseos, bem como 2 oficinas de teatro: uma para mulheres e outra para crianças!

* o título do espectáculo Gojto de Ti traduzido para espanhol perde o trocadilho da oralidade escrita (que resultava em açoriano) mas ganha um outro sentido que é o do gosto ou sabor... a ti!

Sem comentários:

Enviar um comentário