terça-feira, 26 de março de 2013

casa de duendes e o primeiro dia desta viagem

A primeira noite desta viagem ao Uruguai foi passada nesta casa.


Aqui vivem a Fiorella e o Damián. Deixaram a sua casa em Montevideo há um ano.
No final de 2011, o Damián rescindiu de um contrato na construção civil para trabalhar por conta própria. A sua, esta, é a primeira casa que construiu de raiz, num terreno comprado, a 100 metros do mar.
As ruas são de terra. Ao fim do dia, quando as pessoas que trabalham fora de casa, regressam dos seus empregos, passeiam pela praia, tomam banho no mar, sentam-se à volta de uma fogueia a cozinhar...
Aqui em casa não há televisão nem microondas. A água do chuveiro é muito quente e o som dos pássaros, das cigarras e do vento nas árvores compõe a melodia mais agradável para cada despertar.
A 4 quadras (quarteirões) fica a ruta (estrada) onde passam os autocarros que nos levam para todos os lugares.
Daqui a pouco, seguirei para Solis, visitar a reserva de fauna e flora onde trabalha todos os dias a Fiorella.
Depois, rumarei a San Carlos.
Ontem, num dos autocarros que apanhei, entrou um homem com a sua guitarra a cantar-nos duas canções em troco de umas moedas.
Primeiro começou com o "Imagine" do John Lennon. Depois, cantou algo que me fez saltar umas lagrimitas bailarinas dos olhos.
Era a música do Serrat com letra do poeta António Machado, que tanto me toca, há tanto tempo, o coração.
Pode ouvir-se aqui mas o mais importante é que:

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.


E sobre as casas?
volto a pensar em como seria interessante (e simples!) ter o meu quartel general, feito com minhas próprias mãos... em algum lugar.
sonho, sem ainda muito sonhar, uma casa para guardar os meus livros, os meus discos, as velas, pedras e incensos encontrados pelo caminho ;-)
será, melhor dito, uma mala de viagem. grande. que não precise tanto como eu de viajar.

sobre construções de terra e palha, pode ler-se mais aqui:
http://www.tuverde.com/2010/02/uruguay-crece-la-construccion-de-viviendas-ecologicas/
http://www.tierramerica.info/nota.php?lang=esp&idnews=3548

mas as minhas investigações continuarão.

Sem comentários:

Enviar um comentário