segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

sabão líquido para máquina de lavar roupa

Pois é, neste blogue há de tudo um pouco, mesmo! E há o risco de poder passar a haver mais ainda.
Como vi ontem num blog de um rapaz, aqui estou eu, esta sou eu. Quem gostar gosta. Pode comentar. Quem não gostar, pode nunca mais voltar! Tranquilo!

Hoje, coloco uma receita de sabão líquido para máquina de lavar roupa.
Porquê?
Porque é ecológico, económico e eu adoro tachos, panelas e misturas químicas ;-)
vai daí que, pus mãos à obra e o mais impressionante é que o dito cujo sabão se derrete em pouco mais de 5 minutos e depois é só mais um bocadinho junto com a água no balde.
Enfim, demora muito menos do que ir ao supermercado.
Então, recapitulando: mais económico, mais ecológico e demora muito pouco tempo para ficar pronto!
Ora...
há dúvidas? Não!
Fica para amanhã a primeira experiência de lavar roupa na máquina com o meu novo sabão.

E aqui fica a receita:
400 gr de sabão azul
120 gr de borato de sódio
120 gr de carbonato de sódio
8 litros de água

Cortar o sabão em pedaços e derreter em 1,5l de água.
Depois, juntar o borato de sódio e o carbonato de sódio. (ATENÇAO, não sei quais as consequências de usar outras substâncias que não estas!!!! Encontrei tudo numa drogaria comum. O borato de sódio há, inclusive, à venda em farmácias.)
Juntar esta mistura à restante água quente. Ir mexendo de vez em quando porque a mistura vai engrossando enquanto arrefece.
E está pronto a guardar e usar!
Para uma máquina de roupa, usa-se aproximadamente 60 ml (mais ou menos 1/4 de chávena) do nosso sabão líquido.

Sem comentários:

Enviar um comentário