domingo, 25 de novembro de 2012

Mateo


Ontem a Blanca veio com a família jantar cá. Eu estava contente! 
E com o Mateo (que tem 3 anos) foi uma espécie de amor à primeira vista.
Brincámos ao "onde está o Mateo? desapareceu! Ai não, está aqui!!!! Que susto!" e risos e mais risos.
Depois ele fez a sua própria pizza. depois pediu-me água. dei-lhe numa caneca com gatos. Olhou a caneca e pediu leite. Ri-me. Riu-se.
- Queres mesmo leite?
- Xim.

Olhei a mãe. Encolheu os ombros.

Passado um bocadinho:
- Quero leite.
- Está bem, eu dou-te leite. Queres quente ou frio?
- Quente.
- Olha, vai demorar um bocadinho mais do que o normal porque eu não tenho microondas.
- Está bem. Quero leite com chocolate!

Ele nunca tinha estado cá em casa. Nem podia saber se eu tinha ou não chocolate. Não tenho, obviamente, daquele chocolate que faz as delícias de pequenos (e muitos grandes), que tem um canguru brincalhão na embalagem.
Mas tenho outro! Tenho uma mistura que eu própria faço de 1/3 de chocolate em pó + 2/3 de cacau em pó + 1 pitada de canela.

Pus-me a aquecer o leite. Dei comida à Macua.
Quando dei por mim, o Mateo estava a dar à boca da Macua a sua comida, grãozinho por grãozinho. E ela delicada lambia-lhe a mão, esperava a comida seguinte. Quando ele demorava porque se distraía, ela ia comer directamente à taça (estava cheia de fome, diga-se), então ele acordava, punha a sua mãozita na taça juntamente com a boca dela, retirava mais uns grãozinhos e ela lá voltava a comer-lhe da mão.

O leite ficou quentinho, juntei-lhe a minha mistura, e dei-lhe a caneca dos gatos. Olhou para mim com uns olhos dos mais doces que tenho visto nos últimos tempos.
- Está bom?
- Está!
E foi sentar-se no puff amarelo, na sala.

- Mateo, já agradeceste à Maria? - perguntou-lhe a Blanca.
- Não precisa - disse eu baixinho. O facto de me ter olhado assim e ter dito que estava bom já é um enorme agradecimento!

Quando foi a despedida, o Mateo não queria ir. Por brincadeira perguntei:
- Queres cá ficar e amanhã levo-te na mota amarela a casa?
- Xim!
e acenava a cabeça não tirando os olhos de mim.
- Dormes na cama da Macua? - continuei brincando
- Xim!

E pronto, a partir daí é rápida e triste a história. 
Ele não podia ficar, começou a chorar, eu arrependi-me logo de ter perguntado (já estou farta de saber que não se brinca com as crianças, mas eu nunca pensei que ele, com 3 anos, dissesse que queria ficar), consegui ainda contar-lhe um segredo ao ouvido, para secar as lágrimas:
- Amanhã vou lanchar à tua casa e a mamã disse que queria fazer um bolo. Que bolo é que nós lhe vamos encomendar?
E ele, muito baixinho, disse-me:
- De chocolate!

Sem comentários:

Enviar um comentário