segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Folclore Argentino, não é tango!

Ontem estive toda a noite a dançar folclore argentino. Aprendi um zapateio, (lembrei-me da sapateia e fartei-.e de a cantar... só por causa do nome, mas o zapateio é mesmo sapateado), dancei em ritmo ternário (como tantas das tradicionais portuguesas ou europeias), enfim, ri-me muito enquanto bailava, agarrei a saia, 1, 2, 3 , 1, 2, 3... rodar, troca o par, volta inteira, agora meia volta, giro, sapateio (só para os homens... as mulheres fazem a... hummm como é que se chama? Não me lembro mas sei fazer... olé se sei... depois volta inteira outra vez e giro final. E palmas 1,2, 1,2 quase como no flamenco... ah pois é, e aí toda a gente participa, público, quem baila, enfim... Confesso que o folclore é bem mais simples do que o tango... e mais alegre, é festa! pois então... :-)
Aprendi a dançar uma chacarera e um zamba. Ehehe, depois, no final da aula, um grupo começou a tocar ao vivo! Lindo, vai daí... baile!!! 2 guitarras cantando e um bombo! Os dois rapazes são filhos de uma família de músicos tradicionais muito conceituados na Argentina, de Santiago del Esteiro. Lindo, lindo, gente tão nova a manter vivíssima a música tradicional, popular, na cidade capital ... é que aqui, na Argentina, música tradicional é também sinónimo de canto de intervenção... a ver se dou um exemplo, a Mercedes Sosa (para além de tudo o mais) é um ícone do Folklore Argentino... entende-se? As diferenças? - eu bem digo que se poderia dançar o fado ou, quem sabe, Zé Mário Branco ou Zeca Afonso... mas porque não???
- tou a brincar, tou a brincar... - mas que me diverti, diverti. Depois uma miúda de 20 anos, cantautora, voz e guitarra, apenas... pronto. Acredito que a Sofia Viola ainda vai ser grande, um dia. E hoje, inscrição em taller de acrobacia aérea... e tarde a ensaiar a palhaça... ai... ui... e estudos sobre Teatro Comunitário e a História da Argentina. E agora, saio correndo a ver um espectáculo sem palavras... a la gorra. Será que estou de férias?

Sem comentários:

Enviar um comentário