segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

indios sul americanos

Chego a um novo paraíso.
Fujo das cidades. Depois de ter estado, ontem, nas Cataratas do Iguazu (para as quais nao me sobram as palavras) hoje aterro em San Ignacio. Esta noite já estive nas ruínas Jesuítas. Um novo mundo se me apresenta. Os índios guaranís estao perto e vivem em 10 aldeias à volta de San Ignacio. Resistem. Sobrevivem à pressao do branco. À minha, à tua, à de quase meio mundo...
Aqui ao lado, saíndo da província de Misiones, na vizinha El Chaco, um genocídeo faz-se presente na vida desnutrida de milhoes de aborígenas. Essas imagens deste lado do mar vivem absolutamente escondidas e negadas pela classe política, pela sociedade em geral, pelo mundo. A mim, dizem que nao há nada para ver, lá. Eu nao quero ver. Quero denunciar!

(ler o artigo (em periodismo, notas y articulos) de Mempo Giardinelli aqui)
(fotografia documental aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário