terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Karai, mulher e filho

Karai é o nome guarani que significa homem ou senhor. É o chefe da aldeia que visitei. O homem com um sorriso sem dente que preparou o banco debaixo da árvore para eu me sentar, a conversar. Ganhei daquele pedaço de dia uma profunda indignaçao e tristeza. As peças de um puzzle juntam-se e a realidade de muitos dos seres humanos do planeta é verdadeiramente triste. Aprendi a palavra longe em guarani, e foi como ele definiu o lugar de onde venho. Aprendi o nome da sua aldeia. Aprendi que uma professora vai diariamente à aldeia ensinar todas as crianças. Aprendi, aprendi, aprendi... e depois, ainda ali, quis ficar calada. Um dos bebés começou a chorar ao colo. Enxotava-me com a mao e certamente, li, pedia que me fosse embora. Fui, sem duvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário