quinta-feira, 4 de março de 2010

mais um dia de "paro"

Mais um dia em que os transportistas estao de greve. A coisa está a ficar feia. Ontem transportistas agrediram taxis e outros veículos, quando estes passavam os piquetes. A polícia respondeu com igual violencia contra os transportistas e seus veículos.
A comunicaçao com o governo nao foi estabelecida. Nao houve qualquer aproximaçao a negociaçao.
Hoje os transportistas ficaram em casa (bebendo? pergunto), mas deixaram os autocarros parados no meio das ruas. A policia começou o dia a reboca-los para permitir a circulaçao e apreendeu chapas de matrículas dos veículos infractores. Entretanto, o governo nao cede. Evo Morales afirma que os transportistas podem parar todo o ano! As pessoas estao também a ficar meio revoltadas. As escolas estao fechadas, os serviços a meio gás, a populaçao nao tem propriamente orçamento para se deslocar de taxi. Ontem, cerca das 18h, mais pessoas do que as habituais caminhavam a pé, atravessando a punte cobija. A coisa está feia. Em 2007, por uma reivindicaçao de produtores de fruta que também bloquearam a entrada na cidade, quase havia uma guerra civil... Neste caso, os transportistas estao a prejudicar milhoes de pessoas... e por isso a coisa pode enfeiar!
Eu acho muito bem que as pessoas se manifestem, que bloqueiem cidades, que uma populaçao ou um sector dela tenha o poder de fazer parar um país. Aquilo que nao acho bem é que condutores de transportes colectivos se achem no direito de conduzir embriagados... e é por isso que eu nao defendo radicalmente a manutençao de certas tradiçoes.

Sem comentários:

Enviar um comentário