terça-feira, 16 de março de 2010

ouvir a voz do Alfredo é uma conquista

De Seleccao-PL


"Cada día una conquista" - assim respondi hoje ao Johnatan (o voluntario de contact) quando me perguntou, no fim das classes: - Y, María, como te vá?
E é verdade. Hoje aconteceu Teatro na minha classe. E consegui ouvir a voz do pequeno Alfredo, pela primeria vez, desde há 10 dias... o tal menino que só fala quechua e com quem tenho um contrato de comunicaçao. Hoje, percebi que me compreende em quase tudo o que digo. Hoje, percebi que ele queria ser uma vaca, e depois um dragao. Entao, ofereci-lhe umas asas e ajudei-o a cuspir fogo... O sorriso de dente partido, o olhar negro, as calças muito descosidas no rabo, deixando as cuecas à mostra, a maneira como tenta, tenta, tenta atirar uma simples bola ao ar e apanhá-la... (os princípios do malabarismo) e como me olha e espera, sorrindo, ouvir-me dizer: - Muy bien, Alfredo... Oh, eso! vamos! sigue a praticar! Mira, ahora la isquierda...

Hoje, pediram-me que lhes cantasse cançoes em português. Emocionaram-se em silêncio e riram escutando-me cantar. Emocionei-me também quando, no fim da classe, pela primeira vez, o pequeno Alfredo veio dizer-me: - Hasta mañana!
oferecendo-me aquela espécie de "give me five" com que nos cumprimentamos todos os dias! Uma lágrima atrevida ia-me saltando dos olhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário